História de Igaci

O Município de Igaci deve ao português João de Lima Accioly o início de seu povoamento. Ele chegou por volta do século XIX implantando um sítio que desenvolveu a região. O grande número de fontes de água que existiam na região fizeram com que o local fosse chamado de "Olhos D'Água do Accioly".

O maior incremento, porém, foi a partir de 1877, quando Alagoas sofreu uma de suas maiores estiagens. A fartura de água determinou a formação do primeiro aglomerado urbano local.

Entre os pioneiros que contribuíram para o rápido desenvolvimento do núcleo,atuaram Serapião Sampaio, Santos Silva, Capitão Bartolomeu de Souza Vergueiros, Justino Luz e as famílias Torres e Tomás de Albuquerque. Destaca-se também a família de Carlos Pontes, que mais tarde tornou-se um grande nome da literatura e da política do país.

A Lei Estadual 428, de 15 de junho de 1904 elevou "Olhos D'Água do Accioly" à categoria de vila, como distrito judiciário de Palmeira dos Índios. A implantação da estrada de ferro pela Great Western, hoje RFFSA, também contribuiu à afirmação econômica da vila.

A emancipação política de Igaci aconteceu por força da Lei 2.087, de 27 de dezembro de 1957, instalando-se oficialmente em 12 de janeiro de 1959, desmembrando de Palmeira dos Índios.

O HINO OFICIAL DE IGACI
Letra e Música: Padre Luiz Farias Torres 

1ª ESTROFE 
Por tua gente, tua terra e tua história, Progressista por teus feitos imortais, Tua independência é lidima vitória, Verbena linda, entre doces mananciais. Refrão: Salve, salve Olhos d’Água do Accioly, venturosa Igaci! 

2ª ESTROFE 
Na pátria história os teus filhos já fulguram, Os Albuquerques, Torres, Sampaio Luz, E a ala jovem, ciência, cresce, estuda e estua Por ver-te grande em terras de Santa Cruz. Refrão: Salve, salve Olhos d’Água do Accioly, venturosa Igaci! 

3ª ESTROFE 
Em tuas terras ofereces a fartura De tua opulente vegetação. Teus rebanhos e variada agricultura A teus bravos filhos o progresso dão.

Refrão: Salve, salve Olhos d’Água do Accioly, venturosa Igaci! 

4ª ESTROFE 
Patrimônio foste, em era há mui passada, Da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Qual luzeiro, desde a origem és fadada A fulgurar da Pátria no firmamento. Refrão: Salve, salve Olhos d’Água do Accioly, venturosa Igaci! 

5ª ESTROFE 
Que a Virgem da Saúde, tua guia, Secular, que te acompanha em tua história, Te conceda dias cheios de alegria Na escalada de tua humana trajetória. Refrão: Salve, salve Olhos d’Água do Accioly, venturosa Igaci!