03/09/2012

V SEMINÁRIO PEDAGÓGICO: APRENDENDO A VIVER COM A DIFERENÇA

31 de agosto
A Associação Pestalozzi de Arapiraca realizou o V SEMINÁRIO PEDAGÓGICO “ aprendendo a conviver com a diferença”. O evento foi realizado no espaço do auditório do CRIA – CENTRO DE REFERÊNCIA INTEGRADA DE ARAPIRACA. 

Entre os participantes vindos de vários municípios circunvizinhos, também se fizeram presentes professores do município de Igaci-AL, dentre eles: Pedro Freire da Silva, Jeanne Dias de Oliveira Santos, Kátia Sirlene de Lucena, Gilda Gonzaga e a coordenadora da Educação Inclusiva: Doriane Cavalcante Pimentel.
No momento foram discutidas algumas temáticas como, o papel do professor no processo de inclusão, com a pedagoga: Maria José Vieira; a psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem, tendo como palestrante a terapeuta ocupacional: Lívia Pereira Cavalcante Silva; a inclusão do aluno com autismo na rede regular de ensino, com a terapeuta ocupacional especialista em Educação Especial: Katiúscia Viana; a sexualidade e a pessoa com deficiência, com o psicólogo: Tiago Lima.
O evento foi interessante, pois mostrou um breve histórico dos marcos legais que sustentam a Educação Inclusiva no Brasil; bem como a importância da família nesse processo ensino-aprendizagem, voltada para alunos portadores de deficiência, objetivando a autonomia e independência da criança “especial”.             

Foram abordados também alguns transtornos como a Disgrafia, a Dislexia, o Autismo, a Síndrome de Down, TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - e algumas sugestões profissionais de como lidar com crianças portadoras desses transtornos para que as mesmas sejam de fato incluídas no espaço escolar sem qualquer discriminação e sempre respeitando suas limitações. 

O município de Igaci-AL está cada vez mais reafirmando o seu compromisso com a Educação Inclusiva, investindo em seus profissionais para que os mesmos desempenhem seus papéis de forma qualificada. ************************************************
Texto: Doriane Cavalcante Pimente
Coordenadora da Educação Inclusiva em Igaci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda!
Comente, se expresse! Este espaço é seu!